Scream – 2ª Temporada – Episódio 13/14: “Halloween I / Halloween II

Por Marcelo Milici

Dentre todos os filhos bastardos da franquia Pânico, criada por Wes Craven, o que mais se parecia com a mãe, devido à presença de um misterioso assassino mascarado e elenco emprestado de séries de TV, foi, sem dúvida, Eu Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado, de 1997. O “homem do gancho”, em referência à famosa Lenda Urbana, decidiu esperar um ano após ter sido jogado num píer para se vingar dos adolescentes que o atropelaram na estrada após uma noite de curtição. O sucesso movimentou uma continuação, e, no ano seguinte, Jennifer Love Hewitt e Freddie Prinze Jr. já estariam mais uma vez fugindo de um psicopata, desta vez em uma ilha. A sensação de claustrofobia, somada à insegurança pela impossibilidade de fuga, permite que o ambiente seja favorável para elevar a tensão do público e a concentração da desconfiança pelo número reduzido de personagens. O especial de Halloween, promovido pela MTV com a perspectiva de encerrar a temporada da série Scream, foi completamente inspirado nesses elementos, como uma produção à parte, mas habitada em um mesmo universo.

47

Oito meses após os acontecimentos do episódio 12, When a Stranger calls, Kieran (Amadeus Serafini) recebe a condenação pelos assassinatos cometidos em Lakewood. Na cela do tribunal, enquanto aguarda a transferência para o presídio, o rapaz nota que está sendo observado por uma figura mascarada de Brandon James, esperando o momento para torcer o pescoço do policial e rasgar a garganta do vilão, em um início bastante surpreendente. Emma (Willa Fitzgerald) fica sabendo do ocorrido, com os demais sobreviventes, cada um tentando tocar a vida e fazer uso da experiência trágica da temporada de maneira satisfatória. Brooke (Carlson Young) já pensa em continuar os estudos em Nova York, mas não pensa em incluir o namorado Stavo (Santiago Segura) na nova realidade. Já ele está colhendo os frutos rentáveis do sucesso da graphic novel que desenhou a partir do texto escrito por Noah (John Karna) sobre o massacre em Murderville; e Audrey (Bex Taylor-Klaus) engatou um novo relacionamento, desta vez com Gina (Zena Grey), que demonstra um pouco de ciúmes de Emma.

Quando Noah e Stavo recebem o convite do editor Jeremy (Alex Esola) para que a próxima edição da graphic novel seja inspirada nos crimes cometidos em Shallow Grove, eles convidam os demais amigos para uma viagem que os afaste do circo midiático, decorrente do assassinato de Kieran. Só que o grupo está escapando de um local conhecido pela violência para buscar abrigo em outro ambiente mórbido, onde aparentemente uma tal Anna Hobbs (Stevie Lynn Jones) teria matado seus pais e irmão com uma longa tesoura de jardim – referência a Chamas da Morte (1981) – e uma máscara de Halloween.

23

Na ilha, Emma acaba se envolvendo com o pescador Alex Whitten (Alexander Calvert), enquanto Audrey tenta convencer a namorada a ir ao local. Stavo tenta provocar ciúmes em Brooke com a belíssima Billie (Lindsay LaVanchy); e Noah está bastante inspirado nas referências, incluindo até mesmo o Crazy Ralph da franquia Sexta-Feira 13. É claro que alguém irá utilizar a máscara de Anna Hobbs para iniciar um banho de sangue na ilha, com cenas de violência e em um ritmo bastante satisfatório para os fãs de slashers. A dúvida que permeia seus 80 minutos é se o assassino seria alguém da ilha ou a mesma pessoa que encerrou a participação de Kieran na série. A ameaça telefônica deixa essa questão ainda mais intrigante, embora a revelação não apenas conclui os acontecimentos do longo episódio como dá a partida para a terceira temporada, finalmente confirmada pela MTV em um formato de apenas seis episódios.

Ainda que seja evidente a inspiração no filme Eu Ainda Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado, até mesmo na cena em que um policial encontra um corpo na estrada, o Especial de Halloween transborda tensão e diversão, uma vez que o público fica seriamente preocupado com os personagens que conhece, presos em uma ilha sangrenta, com alguém que tem suas próprias motivações. O clímax, com a revelação da identidade do assassino, ainda é beneficiado pela tradicional sequência de perseguição, tão desejada pelos fãs da série e dos filmes, e conclui-se com uma referência à morte de Cici (Sarah Michelle Gellar) em Pânico 2 (1997). Como o ritmo exige uma aceleração nas mortes e na revelação do assassino, principalmente porque finaliza a segunda temporada, o espectador experimenta o slasher em sua forma bruta e ao mesmo tempo natural, resultando em um quase spinoff bem interessante.

40

Com direção de Oz Scott, a partir de um enredo de Anna Christopher e Brian Sieve, os autores que reacenderam a série, o Especial de Halloween mostrou que os personagens e toda a mitologia criada em Lakewood podem alimentar produções isoladas e filmes curiosos, dentro do mesmo universo desenvolvido por Jill E. Blotevogel.

 

Avaliação:

4 (de 5)

Deixe seu comentário

você deve estar logado para deixar um comentário.

Close
Please support the site
By clicking any of these buttons you help our site to get better
Design por Lorrayne
Programação por por Gabriela Gomes
Scream Brasil - Todos os direitos reservados